terça-feira, 3 de novembro de 2009

Movimento "Arrastando Toda a Massa" indica Tarcísio Boaventura como candidato para presidir a UPES






O coletivo “Arrastando Toda a Massa”, em conjunto com a direção estadual da UJS-SP, escolheram, por consenso, Tarcísio Boaventura como o candidato que o movimento apresentará aos estudantes do estado de São Paulo para presidir a UPES pelo próximo biênio. Na reunião, foram expostos os avanços obtidos na gestão - estão organizadas mais de 60 UMES no estado, os paulistas representaram a maior bancada do movimento "Arrastando" no último CONEG da UBES e aumentaram muito sua capacidade de mobilização.
"O principal é nos concentrarmos nessa reta final da campanha, apertando o ritmo da mobilização, debatendo com os delegados as nossas propostas e lutar para chegar como o maior movimento ao Congresso da UPES e eleger uma grande bancada para o da UBES", orienta Renata Petta, presidente estadual da UJS e coordenadora local do movimento "Arrastando Toda a Massa".

UPES com a cara do estudante
Entre os desafios debatidos está o de construir uma UPES grande e enraizada, que tenha a cara do estudante de São Paulo e seja capaz de construir uma nova educação, que corresponda à grandeza do estado.

Para Tarcisio, “os secundaristas representam uma grande força na construção de uma nova educação, por isso um dos principais desafios da gestão será desenvolver a campanha “Sou mais Educação”, aglutinando
ampla frente da sociedade no debate educacional e, assim, apresentar um novo projeto que supere o atual modelo, que levou para o buraco a educação do estado mais rico do país”.

Além de Tarcísio, a reunião escolheu para coordenar o coletivo do movimento "Arrastando Toda a Massa" na próxima gestão o estudante Arthur Miranda. "Um dos marcos da gestão será a eleição de 2010 que influenciará fortemente no futuro do Brasil e do nosso estado. Os estudantes precisarão estar organizados e ajudar a construir um projeto alternativo para São Paulo e defender um projeto que acelere as mudanças do Brasil", avaliou.

O atual presidente da UPES, Arthur Herculano, também deixa seu recado para os estudantes que irão continuar a trajetória da União Paulista: “os desafios que nos norteiam são tão grandes quanto os sonhos de 13 milhões de estudantes. Trata-se do desafio de construir uma educação com a nossa cara, uma educação diferente, que valorize a cultura, a diversidade e o conhecimento. Para isso, não mediremos esforços e temos clareza de quem são os nossos inimigos: são aqueles que durante 16 anos sucatearam todas as políticas públicas em nosso estado. Há dois anos atrás nós dizíamos que apenas começamos e hoje sonharemos mais alto.”, concluiu Arthur.

Ampliar a mobilização e realizar um grande Congresso
É importante realizar o quanto antes as eleições nas escolas em que o processo foi convocado, porque o acúmulo é prejudicial à mobilização. Da mesma maneira, devem ser ampliadas as reuniões de debate das propostas do movimento "Arrastando Toda a Massa" com delegados e suplentes eleitos. "Este esforço de politização é uma marca da participação da UJS e dos movimento dos quais participamos em Congressos. Ele garante o esclarecimento de dúvidas, o aperfeiçoamento das propostas e a coesão dos estudantes para defendê-las", afirma Renata.

Outra preocupação dos dirigentes paulistas é com o transporte dos delegados. "Deve haver compromisso de todos para viabilizar o transporte das delegações ao Congresso da UPES e, depois, ao Congresso da UBES. Quanto melhor for compreendido que este também é um esforço político, necessário à vitória de nossas ideias, maior será o envolvimento de todos", declara Márcio Ortiz Meinberg, o "Taquaral", responsável pela área de infraestrutura da campanha do Congresso no estado.

Serviço: O Congresso da UPES acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro, na cidade de São Carlos (SP).

Sem comentários:

Enviar um comentário